Psicoterapia Cognitivo-comportamental



O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?
A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem terapêutica baseada nos seguintes princípios:
1. Modelo Cognitivo das Perturbações Emocionais
A análise da interacção entre pensamentos, emoções e comportamentos permite compreender o modo como os sintomas de mal-estar psicológico se mantêm e a desenvolver intervenções adequadas ao problema. O primeiro objectivo da terapia é o de identificar e quebrar o ciclo de manutenção do problema, através da modificação dos pensamentos, da melhoria do humor e/ou da mudança do comportamento. De modo a alcançar resultados duradouros, é igualmente importante modificar as atitudes que predispõem a problemas e ajudar o cliente a planear formas alternativas e eficazes de lidar com as situações problemáticas.
2. A Terapia é Simultaneamente Estruturada e Flexível.
A terapia decorre num espírito colaborativo, com a participação activa por parte do cliente, uma vez que os objectivos concretos da mesma são acordados entre terapeuta e cliente. Ainda que a terapia seja, essencialmente, dirigida à resolução de problemas concretos, toma em consideração as características particulares de cada cliente.
3. Terapia Orientada para o Problema
O foco inicial da terapia é a resolução de problemas presentes, incluindo o alívio de sintomas. Posteriormente, a terapia pode ajudar o cliente a explorar experiências do passado e a planear o seu futuro, de modo a prevenir recaídas.
4. A Terapia Cognitivo-Comportamental baseia-se num Modelo Educativo.
O terapeuta, para além de auxiliar o cliente a conhecer-se melhor, ajuda-o a alcançar os seus objectivos fornecendo-lhe a informação que necessita e/ou treinando as competências em falta (ex.: estratégias para reduzir a ansiedade). O terapeuta pode, ainda, sugerir actividades terapêuticas entre sessões para facilitar a concretização dos objectivos definidos.
A que tipo de problemas se dirige a Terapia Cognitivo-Comportamental?
Este tipo de terapia dirige-se a situações de mal-estar psicológico, particularmente:
• Alterações de humor, como a depressão, ansiedade, raiva, culpa;
• Problemas relacionais com a família, amigos ou colegas de trabalho;
• Dificuldade em definir e alcançar objectivos pessoais de vida.
Qual a duração do tratamento?
A duração da terapia varia com o tipo de problema. Contudo, como se centra particularmente no presente e trabalha de forma direccionada para o alcance de objectivos, tende a ser uma terapia breve.
